INÍCIO     NOTÍCIAS     VÍDEOS    CINEMA    EVENTOS    FEMININO    GALERIA DE FOTOS    CONTATO
Conscientização
Transita inicia atividades da Semana do Trânsito
19/09/2019 às 13:08:25

 

A solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito (SNT) aconteceu na quarta-feira (18), no auditório do 26º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPM), no bairro Fênix. O evento começou com a exibição de um vídeo produzido pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), em que cidadãos completam a frase “O trânsito que eu quero para Itabira”.

O material apresenta os desejos das pessoas que compõem o tráfego: estudantes, deficientes físicos, professores, agentes de trânsito, taxistas, motociclistas, e policiais. É importante ressaltar que todos, antes de tudo, são pedestres.

Estiveram presentes os secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito, Ronaldo Lott Pires; capitão Pierry, representando o comando do 26º BPM; tenente Caldeira, comandante da Polícia Rodoviária; tenente Marlon Pinho Medeiros de Aguiar, comandante do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM); Diogo Moreira, delegado da Polícia Civil; Alexandre Galvão, coordenador regional do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG); Júlio César Lacerda Lage, coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e vereador Jovelindo de Oliveira.

Para o capitão Pierry, a SNT busca mobilizar a população para uma reflexão. “O maior desafio é a geração de autocrítica e melhor percepção sobre o trânsito: que ele precisa ser composto por pessoas que respeitem a vida, tenham mais cuidado e prudência para que possamos ter uma convivência mais harmoniosa”.

Neste ano, além de palestras, simulados e blitze educativas para orientar pedestres e motoristas sobre as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Transita encerrará a campanha, no dia 28/9, com uma “Parada Legal”, onde pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos farão travessias em várias faixas de pedestres da avenida João Pinheiro. “É uma ação inovadora para conscientizar a população sobre as faixas e sua importância para quem precisa delas. A população brasileira está vivendo mais, o respeito aos mais velhos tem que vir e o trânsito é o principal local”, avaliou Ronaldo Lott.

Ainda segundo o secretário, as campanhas educativas da Transita têm como objetivo principal alertar que todos são responsáveis pelo tráfego itabirano. “A educação no trânsito é o principal pilar para que a gente consiga reverter os índices (de acidentes) vergonhosos e calamitosos do Brasil. As campanhas deveriam acontecer o ano inteiro. Não podemos nos isentar disso e a mudança cabe a nós. A partir do momento que tiramos o pé da nossa casa, estamos envolvidos com o trânsito. Então, não temos que esperar que alguém faça um trânsito melhor, nós somos o trânsito”, finalizou.

Programação

19/09 (quinta-feira)

9h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos.
Local: MG129 – Barro Branco/ Itabiruçu

20/09 (sexta-feira)

14h – Abertura da Exposição de Artes “Desenhando o Trânsito de Itabira” (de 20/09 a
02/10); mostra dos vídeos “O trânsito que eu quero para Itabira”  
Local: Foyer da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

23/09 (segunda-feira)

9h/16h – Palestra “No trânsito, a gentileza e a vida têm prioridade”
Local: Transportes Cisne

24/09 (terça-feira)

12h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos
Local: Mina Cauê (Vale)

25/09 (quarta-feira)

12h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos
Local: Mina Conceição (Vale)

26/09 (quinta-feira)

9h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos
Local: Entrocamento da avenida Duque de Caxias e rua Juca Machado

27/09 (sexta-feira)

19h30 – Palestra “Trânsito para todos – unidos pela vida”
Local: Associação da Vila São Joaquim

28/09 (Sábado)

10h – Encerramento e Parada Legal
Local: Avenida João Pinheiro (em frente à Cobal)

Divulgação PMI







E-mail: contato@itabiranet.com

(31) 8891-0512

NOTÍCIAS EM ÚLTIMO MINUTO!

© ItabiraNet 2019. Todos os direitos reservados. Webmail