INÍCIO     NOTÍCIAS     VÍDEOS    CINEMA    EVENTOS    FEMININO    GALERIA DE FOTOS    CONTATO
No Belacamp
Prefeitura realiza mais uma etapa do programa de castração de cães e gatos
10/08/2019 às 10:05:58

 

A Prefeitura concluiu essa semana, nos dias 8 e 9/8, mais uma etapa do programa de esterilização para controle populacional de animais domésticos. O castramóvel foi instalado no Parque Belacamp, no bairro Campestre, onde 50 cirurgias foram realizadas. Neste evento, o departamento Controle de Zoonoses atendeu cães e gatos cadastrados por meio da internet.

Correspondendo a expectativa da equipe, o cadastro online agilizou o processo de triagem dos animais. Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), cerca de 300 inscrições foram feitas apenas nessa semana.

Para Gilcéia Aparecida Neves, moradora do bairro Eldorado e protetora dos animais, o programa municipal de castração é uma iniciativa responsável. “É muito bacana a Prefeitura evitar a proliferação de criações nas ruas, porque não é todo mundo que gosta. Além dos animais correrem riscos de maus-tratos, nós ficamos expostos à doenças como a raiva, pois não sabemos as condições de saúde dos animais abandonados”, ressaltou. Gilcéia Neves tem dois cachorros e quatro gatos, todos adotados. Nessa sexta-feira (9), a cirurgia foi realizada no gato Tadeu.

Também moradora do bairro Eldorado, Julismara Santos Almeida, é dona de dois cachorros adotados e participa pela primeira vez. “Eu fiquei encantada com esse programa porque tenho muita pena de cachorro na rua. Sabemos que não é todo mundo que gosta de animal e a castração vai diminuir muito a quantidade de abandonos. Hoje eu trouxe o Bilu para castrar”.

Mutirão

Na próxima semana, nos dias 15 e 16/8, a Prefeitura fará as castrações no Parque de Exposição Virgílio José Gazire e, de acordo com a Zoonoses Municipal, o evento será um mutirão para castrar, preferencialmente, cães e gatos em total situação de rua.

Para as demais vagas, a triagem continuará sendo feita por meio do cadastro online, que segue aberto para novas inscrições. É importante ressaltar que os critérios de seleção foram definidos para controlar a quantidade de nascimentos.

Portanto, continuam sendo priorizados animais abandonados ou que têm dono, mas com livre acesso às ruas; animais domiciliados que convivem com outros, permitindo risco de cruzas; animais que foram retirados das ruas por protetores e animais de pessoas com baixa renda.

Os animais podem ser cadastrados pelo link bit.ly/castraitabira ou no departamento Controle de Zoonoses, pelo telefone 3839-2643.

Divulgação PMI







E-mail: contato@itabiranet.com

(31) 8891-0512

NOTÍCIAS EM ÚLTIMO MINUTO!

© ItabiraNet 2019. Todos os direitos reservados. Webmail