INÍCIO     NOTÍCIAS     VÍDEOS    CINEMA    EVENTOS    FEMININO    GALERIA DE FOTOS    CONTATO
Próxima segunda
Organização do simulado de emergência de barragens em Itabira começa dia 12
09/08/2019 às 11:08:10

Na semana de 12 a 17 de agosto, a cidade de Itabira (MG) ficará movimentada. As defesas civis Estadual e Municipal e a Vale organizarão os preparativos para o simulado de emergência de barragens, o qual será realizado no dia 17, sábado, às 15 horas. Mais de 60 trechos de ruas e avenidas da cidade serão interditados temporariamente para a montagem de tendas, cadeiras, banheiros químicos, entre outros itens, em 96 pontos da cidade.

O fechamento das vias acontecerá nos bairros Centro, Praia, Juca Rosa, Santa Inês, Eldorado, Jardim das Oliveiras, Laboreaux, Campestre, Bela Vista, Nova Vista, Bethânia, Ribeira de Baixo, Palmital, Juca Batista, Água Fresca, Gabiroba, Machado, Valença, Santa Ruth, Fênix, Abóboras, Jardim Belvedere, Conceição.

Já no dia do evento, algumas rodovias devem ser fechadas por cerca de uma hora, entre 15h e 16h, para a realização do simulado. A definição das vias será confirmada na próxima semana pelos órgãos competentes. A Vale irá sinalizar os locais com faixas.

Sobre o simulado

As defesas civis Estadual e Municipal, a Prefeitura de Itabira e a Vale, com apoio das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, realizam no dia 17 de agosto (sábado), às 15 horas, simulado de emergência de barragens de mineração na cidade.

A atividade, de caráter preventivo, envolverá aproximadamente 19 mil pessoas de mais de oito mil imóveis, localizados em 27 bairros do município. Essas áreas estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal, Cambucal l e Cambucal ll, e Zonas de Segurança Secundária (ZSS) urbana de Itabiruçu e Conceição. Empregados da mina Conceição, que estiverem tralhando no dia e horário do simulado, também participarão do exercício.

O objetivo do simulado é orientar a população e empregados sobre como proceder em caso de emergência de barragem. Durante o exercício, a população deverá se dirigir para um dos 96 pontos de encontro que serão montados em áreas seguras, fora das ZAS. Cerca de 4 mil profissionais estarão envolvidos na organização e condução do evento.

Importante lembrar que ZAS é a região à jusante (abaixo) da barragem, cuja distância pode ser considerada em cerca de 10km ou o tempo de chegada da onda, no caso de rompimento, for de 30 minutos. Já a Zona de Segurança Secundária (ZSS) é a área posterior à ZAS.

O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e do Plano de Contingência e Evacuação de Itabira, este último elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por representantes das defesas civis Estadual e Municipal, Prefeitura de Itabira, Vale, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Ministério Público.

Divulgação VALE







E-mail: contato@itabiranet.com

(31) 8891-0512

NOTÍCIAS EM ÚLTIMO MINUTO!

© ItabiraNet 2019. Todos os direitos reservados. Webmail