INÍCIO     NOTÍCIAS     VÍDEOS    CINEMA    EVENTOS    FEMININO    GALERIA DE FOTOS    CONTATO
Tradição
Museu do Tropeiro celebra 16 anos e lota Ipoema
08/04/2019 às 15:24:59

 

Como manda a tradição, o 16º aniversário do Museu do Tropeiro reuniu milhares de pessoas e movimentou Ipoema. Na ensolarada tarde de sábado, 6 de abril de 2019, 17 comitivas, mais de 1500 cavaleiros receberam a bênção de Nossa Senhora da Aparecida. Em seguida, show de Roanne e Augusto, apresentações dos Estaladores de Chicotes, Lavadeiras de Ipoema e da Orquestra de Viola Sementinha de Itabira.

Os cavaleiros chegaram ao Museu do Tropeiro por volta das 17 horas, onde o padre Francisco Guerra, as Lavadeiras de Ipoema, o prefeito Ronaldo Magalhães e outras autoridades aguardavam para o início da cerimônia, que começou homenageando um dos tropeiros mais antigos da região, Onelvino Coelho, falecido no último mês, aos 96 anos de idade.

“Hoje estamos lembrando do senhor Onelvino, tropeiro durante muitos anos, que valorizou esse trabalho, essa profissão e, acima de tudo, sempre buscou contar as histórias e realizações do tropeirismo nessa região. Certamente, ele foi muito importante para manter a cultura e história de Ipoema”, homenageou o prefeito Ronaldo Magalhães.

Também em seu discurso, o prefeito ressaltou sua gratidão pelos moradores do distrito. “É muito importante reforçar que a comunidade de Ipoema abraça esse projeto em nome de Itabira. Se não fosse vocês, que cuidam, divulgam e valorizam essa realização, que é mais que uma obra, o museu não seria essa capacidade que é divulgada para o Brasil inteiro. Temos que agradecer à comunidade de Ipoema toda a dedicação que tem pelo museu”, salientou Ronaldo Magalhães.

A festa continuou com o show de Rondinele Viola e Glauciano e foi encerrada por Bruno Bahia e Rock Sanfoneiro.

Economia

Por meio da cultura tropeira, Ipoema se desenvolveu economicamente. Segundo Ronaldo Magalhães, o distrito tem duas histórias, “uma antes e outra depois do museu. Hoje, recebemos turistas de várias partes do país e do mundo. Ipoema tem várias pousadas e restaurantes sempre bem ocupados, gerando emprego, renda e fixando a população local na região, inclusive as pessoas que vivem nas localidades rurais do distrito”, avaliou o prefeito.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves, Ipoema traduz o trabalho que é desenvolvido há muito tempo. “Além das belezas naturais, todo o trabalho realizado com o tropeirismo deu visibilidade ao distrito, trouxe investimentos, inseriu Itabira na rota do turismo mineiro e consequentemente houve uma melhoria socioeconômica”.

Já o vereador Neidson Freitas, afirmou que o turismo é um dos principais meios de arrecadação. “É muito importante ressaltar a força dos nossos distritos. Ipoema é, sem dúvida, um fomentador da economia da nossa cidade. As pousadas estão lotadas, o distrito está cheio e o turismo é importantíssimo meio de arrecadar recursos. Claro que isso é reflexo de um evento bem planejado e organizado”, concluiu o parlamentar.

Evento

A festa começou na sexta-feira (5), em Santa Bárbara, com a bênção e saída dos cavaleiros rumo a Ipoema. As comitivas passaram por Bom Jesus do Amparo, Taquaraçu de Minas, foram abençoadas e, finalmente, partiram para a comemoração do aniversário do Museu do Tropeiro. Em cada uma dessas cidades, os cavaleiros foram recepcionados pela população.

Esse ano, com o objetivo de prevenir acidentes e manter a festa organizada, a Prefeitura de Itabira disponibilizou, além dos agentes de trânsito, seguranças particulares durante todo o evento. A Polícia Militar fiscalizou ainda todas as estradas de acesso ao distrito.

Acessoria de Comunicação PMI







E-mail: contato@itabiranet.com

(31) 8891-0512

NOTÍCIAS EM ÚLTIMO MINUTO!

© ItabiraNet 2019. Todos os direitos reservados. Webmail