INÍCIO     NOTÍCIAS     VÍDEOS    CINEMA    EVENTOS    FEMININO    GALERIA DE FOTOS    CONTATO

URGENTE: Jovem é morto com golpes de faca no Centro de São Gonçalo do Rio Abaixo

Leucócitos baixos
O que significa quando aparece no exame de sangue?
08/04/2019 às 15:03:43

 

Leucócitos, hemácias e plaquetas: são estes os três componentes básicos que formam o sangue. Alterações em qualquer um deles, conhecidas por meio de hemograma, podem indicar problemas de saúde.

Leucócitos: o que são

Yurchanka Siarhei/shutterstock

Também chamados de glóbulos brancos, os leucócitos são as células do sangue que defendem o nosso organismo de infecções, alergias e outras doenças, fazendo assim parte do sistema imunológico. Eles entram em ação quando um organismo estranho, como vírus ou bactéria, entra no corpo humano, provocando sua eliminação e evitando problemas de saúde.

Baixos

Chamado de leucopenia, o número reduzido, menor que o normal, de leucócitos pode estar relacionado a quadros de anemia, desnutrição, baixa imunidade, lúpus e até HIV. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos diuréticos ou antibióticos, quimio ou radioterapia.

Altos

O número aumentado de leucócitos, denominado leucocitose, e pode estar relacionado desde a problemas mais simples, como infecção bacteriana, estresse, alergia e efeito colateral de determinado remédio, até condições mais sérias, como artrite reumatoide ou leucemia, por exemplo.

science photo/shutterstock

Tratamento

O tratamento para alterações nas quantidades de leucócitos vai depender da doença que está causando a condição. Diante dos resultados do hemograma, o médico poderá pedir exames complementares para descobrir a fonte do problema e, assim, indicar o melhor tipo de terapia.

Leucócitos e linfócitos

Os leucócitos fazem parte do nosso sistema imunológico e têm os linfócitos como parte de sua formação. Os demais tipos que formam os leucócitos são: eutrófilos, eosinófilos, basófilos e monócitos.

Vix Mulher - Escrito por Paulo Nobuo







E-mail: contato@itabiranet.com

(31) 8891-0512

NOTÍCIAS EM ÚLTIMO MINUTO!

© ItabiraNet 2019. Todos os direitos reservados. Webmail