http://www.itabiranet.com/adm/img_int/images/palmeiras.gif
INÍCIO     NOTÍCIAS     VÍDEOS    CINEMA    EVENTOS    FEMININO    GALERIA DE FOTOS    CONTATO

PERIGO - Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta amarelo para Itabira e Região

Em Barão de Cocais
Sirenes são acionadas e cerca de 500 pessoas deixam suas residências
08/02/2019 às 11:56:08

Os moradores de Socorro, Piteiras e Tabuleiro, zona rural de Barão Cocais, acordaram com as sirenes acionadas durante a madrugada desta sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019. A Mineradora Vale deu início ao nível 1 do seu plano de emergência por volta das 2h da madrugada, após uma empresa de consultoria ter negado a Declaração de Condição de Estabilidade da barragem na Mina Congo Soco.

Segundo informações, depois de acionar as sirenes, cerca de 1h30min depois, a Vale enviou ônibus e vans para as comunidades. Cerca de 500 pessoas foram levadas para um poliesportivo no Centro de Barão de Cocais. Funcionários da Vale fizeram o cadastramento das famílias que foram hospedadas em hotéis da região.

“Nós entramos em pânico, foi muito difícil a gente sair, carregamos uma mulher acamada, andamos pelo matagal em busca de um ponto mais alto, esperamos uma solução agora, sempre moramos lá e agora estamos com sentimento de medo”, disse Maria das Dores, moradora da localidade de Piteiras.

As autoridades foram avisadas que o plano de emergência havia sido acionado. Policiais militares bloquearam todos os acessos às comunidades em risco. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) enviou equipes para a cidade. A Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, ligada diretamente ao Gabinete Militar do Governador, também foi para Barão de Cocais.

Em conversa com o vereador Leonei Pires, o parlamentar afirmou que acordou às 2h da madrugada, ao receber ligações de várias pessoas que, preocupadas, buscavam informações sobre a situação. “Quando procurei notícias, ao chegar no quartel, as autoridades já estavam reunidas, na sede do grupo de resgate voluntário. Todos os socorristas estavam de prontidão. O prefeito já havia reunido com os funcionários da Defesa Civil do munícipio e as pessoas estavam sendo levadas para o poliesportivo”, afirmou Leonei Pires.

ItabiraNet.com







E-mail: contato@itabiranet.com

(31) 8891-0512

NOTÍCIAS EM ÚLTIMO MINUTO!

© ItabiraNet 2019. Todos os direitos reservados. Webmail